A cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, conjuntamente com o Município de Arcos de Valdevez, esteve presente, na 4ª edição da Agrossemana (feira agrícola do Norte), que decorreu no espaço AGROS, na Póvoa do Varzim, entre os dias 1 e 4 de Setembro.

Nesta exposição, pretendeu-se divulgar a atividade e a apresentação dos produtos locais, principalmente aqueles que são desenvolvidos pelo movimento cooperativo. Estiveram presentes a maioria das cooperativas agrícolas do Norte, associadas da AGROS, bem como parceiros e empresas ligadas ao sector.

Nesta participação, a cooperativa apresentou um novo produto, que espera, venha a tornar-se uma grande referência ao nível dos produtos locais. Trata-se do “pastel de feijão tarreste de Arcos de Valdevez”. Este novo produto foi criado em parceria com uma unidade de fabrico local, a pastelaria Pérola dos Arcos. Ao longo de várias semanas, através de um excelente trabalho de criação e aperfeiçoamento, foi possível apresentar este novo pastel.

A cooperativa agrícola detentora da marca “feijão tarreste” (registada no INPI), pretende criar condições que conduzam ao aumento de produção de feijão tarreste, promovendo, em colaboração com empresas locais, a produção de produtos com maior valor acrescentado.

Para que o produto se torne num “ex libris” do concelho, a cooperativa irá desenvolver, nos próximos meses, uma imagem única para o pastel, sendo condição primária para criar a identidade deste novo produto. O objectivo final é tipificar o pastel, definindo todas as características (forma, ingredientes, imagem, embalagem, etc).

agrossemana2016_2

agrossemana2016_1