A Cooperativa Agrícola dos Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, com sede na Vila dos Arcos de Valdevez, abrange na sua área social os concelhos dos Arcos de Valdevez (51 freguesias) e da Ponte da Barca (25 feguesias), num universo de cerca de 42.000 habitantes. São duas zonas/áreas rurais onde a agricultura continua a ser a grande actividade económica no que concerne à ocupação de activos. Tal como todo o Distrito de Viana do Castelo não possuem indústria em quantidade e qualidade que lhes permitam equacionar a necessária saída de pessoas do sector agrícola. O comércio é ajustado a esta realidade económica, sendo por isso em grande parte constituído por pequenas empresas de natureza familiar.

A actividade agrícola assenta em grande parte na cultura da vinha e na exploração pecuária extensiva (Produto final carne).

Estes dois concelhos estão geograficamente inseridos no perímetro do Parque Natural da Peneda Gerês.

A dispersão do concelho e a sua natureza serrana criam dificuldades acrescidas aos agricultores não só nos domínios da produção e da comercialização dos seus produtos mas também em termos de isolamento e acesso aos centros de decisão e apoio dada a distância a que se encontram, quer de mercados quer de entidades ou organismos de natureza e âmbito variados.

Na área desta cooperativa há que destacar também:

  • A exploração pecuária de bovinos de carne em regime extensivo, o que envolve mais de 3000 agricultores e representa as raças autóctones mais significativas da região – Barrosã, Cachena e Minhota tendo especial importância para a economia da região.

 

A orografia dos dois concelhos e a sua situação nas fraldas do Parque Natural da Peneda Gerês são fortes argumentos para a existência e permanência ao longo dos tempos desta actividade agro – pecuária.

Esta Cooperativa integra várias organizações de âmbito nacional e regional, a salientar a Confederação Nacional de Cooperativas Agrícolas – Confagri, o Crédito Agrícola de Portugal e a Agros – União das Cooperativa de Produtores de Leite de Entre Douro e Minho e Trás-Os-Montes, UCRL.

Os recursos humanos da Cooperativa constam do quadro seguinte:

Recursos Humanos H M
Gestores / Técnicos 1 1
Pessoal de produção e áreas afins 5
Pessoal administrativo e financeiro 3 3
Pessoal da área comercial 4 1
Outro Pessoal 1
Total 13 6

Composta por várias secções, com funcionamento autónomo, de acordo com a especificidade de cada secção, a cooperativa apresenta no seu seio as secções Organização de Produtores de Pecuária, Serviços de Apoio ao Produtor e de Aprovisionamento. Cada uma destas secções apresenta pessoal devidamente qualificado e corpos directivos próprios.

  • Programa LEADER + – Construção de Armazém Multiusos/Zona Industrial de Paçô – Arcos de Valdevez
  • Programa AGRO – Medida 8.2 – Redução do Risco e dos Impactos Ambientais na Aplicação de Produtos Fitofarmaceuticos: remodelação das instalações afectas à comercialização de produtos fitofarmaceuticos.
  • Programa Operacional do Norte – Medida 1.4 – Acção 2 – Implementação, Promoção e Dinamização da DOP “Carne Cachena da Peneda”.
  • Programa Operacional Potencial Humano – POPH – A Cooperativa Agrícola dos Arcos de Valdevez e Ponte da Barca é entidade parceira da CONFAGRI (Entidade Promotora), no âmbito da Formação Profissional. Promove acção de Formação Profissional para Associados e Quadros Internos.